Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Primeiro Telecentro do Pará

    Uma reunião para discutir a metodologia de implantação de Telecentros de Informação e Negócios no Pará foi realizada, hoje (29/11), na Secretaria da Fazenda (Sefa) com a participação dos técnicos da Sefa, da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e a presença do representante do Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC), Bruno Alves Pereira.

    O primeiro Telecentro do Estado foi inaugurado ontem, no Espaço São José Liberto. É um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e a distância, informações, serviços e oportunidades de negócios visando o fortalecimento das condições de competitividade das microempresas e de empresas de pequeno porte, cooperativas, associações e o estímulo à criação de novos empreendimentos.

    No São José Liberto, o espaço é voltado aos produtores e design de jóias, ourives, lapidários e a comunidade que usa o espaço. A cooperação técnica com o Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior e com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) servirá para desenvolver ações de capacitação. Também vão atuar como parceiros no primeiro Telecentro o Banco do Brasil e o Sebrae.

    Segundo o coordenador de Assuntos Estratégicos da Sefa, Jó Sales, em janeiro será realizado um workshop tributário sobre a formalização de empresas, o Simples Nacional e as estratégicas de exportação. Também será realizado curso sobre a obtenção de crédito com a apresentação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte ( FNO), além de capacitação sobre a comercialização de jóias e o uso de novas tecnologias.

    Segundo o representante do MDIC, o projeto de Telecentro surgiu na década de 80 e foi sendo adotado progressivamente por outros países. No Brasil os Telecentros são utilizados desde 2002 em projetos de inclusão digital, garantindo capacitação, acesso as tecnologias de comunicação e ferramenta de negócios, e também em ações de e-governo.

    A previsão é de que ainda este ano sejam inaugurados Telecentros em Marabá e Santarém. De acordo com o secretário de Estado de Fazenda, José Raimundo Barreto Trindade, os Telecentros vão funcionar como uma plataforma de negócios, permitindo que os empreendedores paraenses se capacitem e realizem negócios com empresas de outros Estados e até do exterior.

    O projeto dos Telecentros é uma parceria entra a Secretaria de Fazenda (Sefa) Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sedect) e a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), como parte do projeto Navega Pará.

    • Publicações299
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeiro-telecentro-do-para/173130

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)